Aumentar texto
Aumenta o tamanho das fontes
Neste canal você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa. Atualizado todos os dias da semana, das 7h às 22h, e aos sábados e domingos, das 7h às 18h.
Para mais informações, consulte também o "X" (antigo Twitter)e o mapa interativo do site.
Emergências: 0800 019 7878.
Assessoria de imprensa: imprensa@ecovias.com.br
Publicado em 11 de ago de 2014 às 16:45
Projeto assistencial garante esporte e recreação a crianças e adolescentes
Futebol, vôlei e basquete. Essas são algumas das modalidades esportivas que serão treinadas por 40 crianças da comunidade de Vila Noel, em Cubatão, a partir da próxima terça-feira (12), durante todo o segundo semestre de 2014. O programa é parte do projeto Virando o Jogo, realizado pela Ecovias, destinado às comunidades do entorno do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI).
Com o propósito de promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e contribuir para a inclusão social, o projeto Virando o Jogo atrai os jovens para momentos de lazer e aprendizado, estímulo às boas práticas de saúde e integração entre os familiares e amigos. Além de garantir um espaço como alternativa para brincadeiras, longe das margens das rodovias.
Duas vezes por semana — às terças e quintas-feiras — 40 crianças, moradoras da comunidade de Vila Noel, serão levadas à sede da Ecovias, em São Bernardo do Campo, sempre no período da tarde, onde receberão orientações físicas e de saúde, psicológicas e culturais. O transporte, assim como uniformes, alimentação e materiais de aulas são oferecidos, gratuitamente, pela Ecovias.
“O projeto tem o objetivo de oferecer aos alunos, de escolas da região, atividades no período oposto ao de aula”, explica o analista de sustentabilidade da Ecovias, Leandro Almeida. “Infelizmente, nessas comunidades não existem áreas de lazer ou qualquer espaço adequado para recreação dessas crianças. Na Ecovias oferecemos atividades esportivas, orientação nutricional, acompanhamento físico e psicopedagógico”, continua.
As atividades têm cronograma temático e utiliza o calendário de festas e comemorações, que se encerra em dezembro, com a celebração do Natal e a visita do Papai Noel. “Além do trabalho assistencial, o objetivo é melhorar a autoestima dessas crianças que podem olhar para novos horizontes além das comunidades”, finaliza.
Sobre o projeto
O Virando o Jogo é um programa de responsabilidade social da Ecovias, direcionado a crianças de 6 a 11 anos de idade, moradoras de comunidades localizadas às margens do Sistema Anchieta-Imigrantes. Durante um semestre, elas são levadas duas vezes por semana à sede da concessionária, onde praticam atividades físicas e recebem orientações sobre segurança no trânsito e outros temas. O objetivo é reduzir o número de acidentes nas rodovias, por meio da conscientização dos participantes, colaborar com a diminuição da evasão escolar e promover a inclusão social.
Criado em 2008, até o final de 2013, o Virando o Jogo já tinha atendido mais de 500 crianças. A cada semestre, uma nova comunidade é atendida pelo projeto. As instruções são dadas por uma equipe multidisciplinas, formada por três educadores físicos, uma psicóloga, uma assistente social, um professor de música, uma educadora ambiental e um coordenador pedagógico.