Aumentar texto
Aumenta o tamanho das fontes
Neste canal você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa. Atualizado todos os dias da semana, das 7h às 22h, e aos sábados e domingos, das 7h às 18h.
Para mais informações, consulte também o "X" (antigo Twitter)e o mapa interativo do site.
Emergências: 0800 019 7878.
Assessoria de imprensa: imprensa@ecovias.com.br
Publicado em 22 de set de 2015 às 17:03
Pedestres de São Bernardo serão orientados pela Ecovias sobre trânsito mais seguro
Alice, Rainha de Copas e Chapeleiro Maluco mais uma vez se encontram para uma aventura inesquecível. A diferença é que, ao invés do país das maravilhas, o cenário desta vez é o país do trânsito. Amanhã (23), na passarela do km 28 da rodovia Anchieta, entre 6h e 9h, o trio de amigos, promete oferecer informações úteis e reconhecer boas atitudes de pedestres que atravessam a via em segurança durante o “Café na Passarela”, promovido pela Ecovias. A ação faz parte da Semana Nacional do Trânsito, comemorada de 18 a 25 de setembro, com o tema "Seja Você a Mudança no Trânsito".
Além de dicas de segurança, que serão transmitidas de forma lúdica, os pedestres que passarem pela local serão convidados a um delicioso café da manhã. A ação busca alertar os participantes sobre um assunto bem sério: atropelamentos, principal causa de morte no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI).
Dados da Ecovias apontam que, em 2014, 31 pessoas morreram atropeladas no SAI. O número equivale a cerca de 30% do total de mortes registradas pela concessionária no período. De janeiro a agosto deste ano, a concessionária registrou 17 mortes por atropelamento. O número representa 32,69% de mortes deste ano. Quando comparado ao mesmo período de 2014, percebe-se que o número de atropelamentos caiu cerca de 20%, de 68 nos primeiros oito meses de 2014 contra 54 nesse ano.
O resultado já é fruto das diversas ações que vem sendo realizadas pela concessionária. Além das passarelas do km 28 e do km 62 da Anchieta (que contou hoje (22) com a ação), outros pontos do SAI recebem, periodicamente, intervenções por meio do “Café na Passarela”. A ação é uma das medidas planejadas pelo PRA (Programa de Redução de Acidentes da Ecovias), que reúne, semanalmente, profissionais das mais diversas áreas da empresa para discutir sobre possíveis ações operações, de engenharia ou educativas em prol da segurança viária. Atualmente, o SAI conta com 63 passarelas distribuídas estrategicamente por 177 quilômetros de extensão.
Outras atrações
A Semana Nacional do Trânsito está repleta de atrações no trecho administrado pela Ecovias. No sábado, a concessionária realizou uma grande ação no Gonzaga, em Santos. Na quarta-feira (23), a concessionária utilizará a leitura como forma de educar, tanto adultos como crianças, sobre um trânsito melhor para todos. Na sede do Centro de Convivência Rafá, no bairro Areião em São Bernardo do Campo, será realizada uma roda de leitura que orientará os membros da instituição sobre formas de ser a mudança no trânsito, por meio do projeto social Acessa Comunidade.
Por fim, na quinta-feira (24), a Ecovias lançará um novo módulo do projeto Capacitar. Em parceria com a Yamaha Motor, o foco será orientar os motociclistas sobre como manter uma postura adequada no trânsito, noções de mecânica, além de um teste prático sobre pontos cegos ao dirigir e formas adequadas de frenagem. A primeira edição do programa atenderá cerca de 300 funcionários da Usiminas, na sede da companhia, em Cubatão.
O lançamento deste módulo na Semana Nacional do Trânsito marca a inclusão de um novo segmento do programa Capacitar, que é o de instruir motociclistas e reforçar a importância de trafegar em segurança pelas vias. Anteriormente, o objetivo do projeto, que acontece desde 2012, era exclusivamente de promover a inclusão social e gerar renda, por meio do acesso à informação e ao conhecimento para os moradores de comunidades situadas no entorno do SAI.
Serviço:
Café na Passarela
Local: Passarela do km 28 da Rodovia Anchieta
Dia: 23 de setembro (quarta-feira)
Horário: Das 6h às 9h.