Aumentar texto
Aumenta o tamanho das fontes
Neste canal você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa. Atualizado todos os dias da semana, das 7h às 22h, e aos sábados e domingos, das 7h às 18h.
Para mais informações, consulte também o "X" (antigo Twitter)e o mapa interativo do site.
Emergências: 0800 019 7878.
Assessoria de imprensa: imprensa@ecovias.com.br
Publicado em 31 de jul de 2014 às 11:52
Programa de orientação profissional da Ecovias visa promover a inclusão social de presos em regime semiaberto e com bons antecedentes de pena
A partir do dia 1º de agosto, 60 presos, inclusos no regime de cumprimento de pena “semiaberto” e “aberto”, da Penitenciária II de São Vicente, terão a oportunidade de iniciar uma nova etapa nas suas condições profissionais e igualitárias perante a sociedade, por meio do Projeto Capacitar 2014 – Reeducandos – São Vicente.
Realizado pela Ecovias, o programa tem o objetivo de habilitar os internos para a função de operadores de roçadeira nas encostas das rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI). Após a conclusão do treinamento, os participantes poderão passar por teste seletivo e ingressar no mercado de trabalho como prestadores de serviços de conservação e manutenção das vias, em empresa parceira da concessionária.
Composto por quatro módulos, divididos em 30 horas, o curso contempla aulas teóricas de atendimento ao cliente, técnicas de negociação e gestão de conflitos, autoconhecimento, proatividade e liderança. Além de aulas práticas de manipulação dos equipamentos de roçada e técnicas de redução de acidentes de trabalho. Os 60 alunos serão divididos em duas turmas (manhã e tarde) e as aulas terão duração de duas horas, de segunda a quinta-feira. A formatura será no dia 29 de agosto.
“O diferencial do trabalho desenvolvido pela Ecovias, com esses presos, está na orientação e possibilidade de aproveitamento da mão de obra após a saída deles da penitenciária, o que contribui para a autoestima dessas pessoas”, afirma o coordenador de Sustentabilidade, Valdir Ribeiro. “Com isso, além dos internos, suas famílias e toda a sociedade são beneficiadas com os resultados do Capacitar”, finaliza Ribeiro.
A ampliação do Projeto Capacitar para a Penitenciária II de São Vicente é resultado de uma tratativa que durou quatro meses e envolveu a Ecovias, seus parceiros no projeto e a diretoria da unidade prisional, que usou os bons antecedentes de pena como critério de seleção. Dentre os escolhidos para o treinamento, estão os internos que já realizaram outros trabalhos dentro da unidade e aqueles que já foram beneficiados com saídas temporárias e respeitaram o retorno.
Dos 60 reeducandos atendidos pelo projeto, pelo menos 50% poderão disponibilizar sua mão de obra para prestação de serviço na Baixada Santista, região que registra escassez de especialização na operação de máquinas para roçada.
Sobre o projeto
O Capacitar iniciou em 2012 com o objetivo de promover a inclusão social e gerar trabalho e renda, por meio do acesso à informação e ao conhecimento para os moradores de comunidades situadas no entorno do SAI. Desde sua primeira edição, 130 pessoas das cidades de Diadema e São Bernardo do Campo já foram beneficiadas pelo projeto.
A edição voltada aos internos da Penitenciária de São Vicente é um projeto piloto que deve ser reeditado, nos próximos anos, em outras unidades prisionais e com outras qualificações profissionais.
Prêmio Benchmarking
O programa Capacitar foi listado, neste ano, no ranking do 12º Benchmarking Brasil – um dos prêmios mais importantes de sustentabilidade empresarial do País. Ao todo, 76 empresas inscreveram seus projetos e apenas 32 deles foram aprovados.