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Publicado em 27 de mai de 2013 às 16:44
Ampliação da rodovia reduzirá tempo de viagem na volta de feriados e finais de semana
Obras de implantação da sexta faixa foram antecipadas em cinco anos pela concessionária para reduzir transtornos aos usuários
Os usuários do Sistema Anchieta-Imigrantes já podem contar com duas faixas a mais na pista sentido litoral-Capital da Imigrantes entre o km 40, início do planalto, e o km 26, próximo ao acesso do Rodoanel. A liberação ao tráfego foi feita hoje pelo governador Geraldo Alckmin, que chamou a atenção para o fato da Imigrantes ser a primeira rodovia do Brasil a contar com seis faixas no mesmo sentido.
Com investimento de R$ 33,8 milhões, as novas faixas ampliarão em 50% a capacidade de tráfego do trecho, proporcionando redução de cerca de 15 minutos no tempo de viagem em dias de movimento intenso. A melhoria será sentida principalmente nos períodos de operação subida – quando as duas pistas da Imigrantes no trecho de serra funcionam na direção de São Paulo. Nessas ocasiões, o início da região de planalto da rodovia costumava apresentar tráfego carregado por conta da redução do número de faixas, de seis (três em cada pista na serra) para as quatro que existiam no planalto.
Dos 13,5 quilômetros de ampliação, 12 quilômetros foram feitos no canteiro central da rodovia. Somente na região do pedágio, na altura do km 32, o alargamento foi feito no lado externo da pista, com escavação do barranco. As faixas adicionais medem 3,6 metros de largura cada uma e há mais refúgio lateral de 1 metro.
As obras incluíram também o alargamento de duas pontes – uma no km 28 e outra no km 33 – e dois viadutos – no km 34 e no km 38. Os trabalhos iniciaram em janeiro do ano passado.
Antecipação de investimentos
A implantação da sexta faixa da Imigrantes foi antecipada em cinco. Prevista inicialmente para ser entregue em 2018, a construção antes do prazo foi definida em conjunto com o poder concedente para causar o menor incômodo possível aos usuários. “Para executarmos os serviços, precisamos interditar uma faixa durante 12 meses. Consideramos que seria muito mais vantajoso para os usuários que as obras fossem realizadas em uma única etapa e não em duas, como estava previsto originalmente”, diz o gerente de engenharia da Ecovias, Rui Klein.