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Publicado em 13 de jun de 2018 às 14:30
A Ecovias, concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes, foi autorizada pelo governo de São Paulo, por meio da Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo), a elaborar projetos funcionais e executivos de infraestruturas que solucionam alguns gargalos na Baixada Santista. O documento assinado hoje, no Paço Municipal de Santos, prevê desenvolvimento de estudos para a interligação entre as margens esquerda e direita do Porto de Santos, incluindo obras complementares da Nova Entrada de Santos, e diversas melhorias no trecho urbano da Rodovia dos Imigrantes em São Vicente, entre o km 62 e o km 68.
Composta por uma ponte e trechos em solo que somam 7,5 quilômetros, a estrutura permite a Interligação da Via Anchieta, no km 64, até a Rodovia Cônego Domênico Rangoni, no km 250. O objetivo é facilitar a integração entre as cidades de Santos e Guarujá, proporcionar fácil e rápida movimentação logística do Porto e ser uma opção de mobilidade urbana. As obras incluem ainda a segunda fase da Nova Entrada de Santos, com alargamento da ponte sobre o Rio Casqueiro no sentido São Paulo, adequação da SP-148 da Alemoa até o Piratininga e implantação de passarelas.
Para a região de São Vicente, a Ecovias vai elaborar projetos de melhorias de iluminação, adequação de acessos, revitalização de passagens inferiores e baixos de viaduto, além de implantar novos equipamentos de monitoramento e operação rodoviários. As intervenções ocorrerão entre o km 62 e o km 68 da Rodovia dos Imigrantes.
Nova Entrada de Santos
Desde final de abril, a Ecovias está mobilizada na execução das obras de remodelação do acesso ao Porto e à cidade de Santos. Com investimentos de R$ 270 milhões, os trabalhos preveem que o tráfego de entrada e saída da cidade ocorra apenas pelas pistas centrais, enquanto fluxo para o porto e do porto se dê pelas laterais. Para isso, a via marginal da Anchieta, que hoje opera em mão dupla, será adaptada para funcionar apenas no sentido do Litoral, enquanto a SP-148, sob jurisdição do DER, será adequada para operar apenas na direção da capital.
As obras incluem ainda a construção de três viadutos, nos km 62, km 64+560 e km 65, a implantação de vias locais para facilitar o acesso aos bairros Jardim Piratininga, Jardim São Manoel e São Jorge, uma ciclovia do km 60 ao km 65 da rodovia, ligando Jardim Casqueiro e Vila dos Pescadores, em Cubatão, à malha cicloviária de Santos e a implantação de duas passarelas nos km 62+500 e km 64+350.
Atualmente, os serviços estão concentrados na construção de uma galeria de concreto de 40 metros, na altura do km 60+400; e implantação de um canal de drenagem na altura do km 64+500, ambos no sentido Litoral da Via Anchieta. Esses primeiros trabalhos não exigem interrupções de tráfego e têm o objetivo de adequar o trecho rodoviário ao projeto de macrodrenagem da prefeitura que, quando finalizado, garantirá melhor encaminhamento das águas pluviais.