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Emergências: 0800 019 7878.
Assessoria de imprensa: imprensa@ecovias.com.br
Publicado em 31 de out de 2013 às 16:33
A Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), iniciará a partir da próxima segunda-feira (4) a revitalização dos telefones de emergência (call boxes) do km 11 ao km 28 na rodovia dos Imigrantes, entre as regiões de São Paulo e São Bernardo do Campo. A substituição dos equipamentos contará com melhorias no sistema de capacitação de energia solar, baterias e sistema de proteção contra vandalismo nos pontos mais críticos.
Durante a manutenção, que ocorrerá entre os dias 4 e 30 de novembro – antes da Operação Verão – alguns equipamentos poderão ficar inoperantes. Para evitar que os motoristas fiquem sem atendimento, além do telefone 0800197878, disponível 24 horas por dia, existem no trecho seis câmeras para monitoramento do tráfego. As imagens acompanhadas pelos operadores do Centro de Controle (CCO) possibilitam que recursos sejam acionados imediatamente, caso qualquer emergência seja registrada. Viaturas de inspeção de tráfego também percorrem o Sistema Anchieta-Imigrantes 24 horas por dia.
“No período de manutenção dos call boxes, a Ecovias vai intensificar esse serviço de monitoramento de tráfego para auxiliar no atendimento ao usuário”, explica o coordenador de planejamento, Ronald Marangon.
De janeiro a setembro de 2013, dos 111 mil atendimentos realizados nas rodovias pela concessionária, 11,8 mil foram originados de chamadas vias call box (10,6%) e 20,6 mil por chamadas ao 0800 (18,4%). A maioria, no entanto, vem pelo trabalho realizado pela própria Ecovias – 49 mil atendimentos (44%) foram detectados pelas viaturas que circulam no trecho (inspeções de tráfego, guinchos e ambulâncias) e 22,5 mil (20%) identificadas pelo monitoramento via câmeras. Outros 7% das ocorrências são provenientes da Polícia Militar Rodoviária, empresas que trabalham a serviço da concessionária e bases localizadas ao longo do rodovia.
Os atendimentos mais comuns a motoristas com problemas em veículos nas rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantes ocorrem por: panes mecânicas (80%), problemas com pneu (13%), pane elétrica (4%) e falta de combustível (2%). Os socorros médicos somaram 5,4 mil atendimentos entre janeiro e setembro deste ano.
A revitalização dos telefones de emergência começou no ano passado, quando 49 equipamentos foram substituídos na Via Anchieta. Nesse ano, estão sendo substituídos 34 aparelhos. Os outros 215 serão trocados em 2014.