Aumentar texto
Aumenta o tamanho das fontes
Neste canal você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa. Atualizado todos os dias da semana, das 7h às 22h, e aos sábados e domingos, das 7h às 18h.
Para mais informações, consulte também o "X" (antigo Twitter)e o mapa interativo do site.
Emergências: 0800 019 7878.
Assessoria de imprensa: imprensa@ecovias.com.br
Publicado em 03 de jun de 2014 às 15:46
Atividade faz parte do projeto “Virando o Jogo”, da Ecovias, para comemorar o Dia do Meio Ambiente
Apesar de serem moradoras da região de Cubatão, 40 crianças das comunidades Vila Esperança e Morro do Índio farão a primeira visita ao Parque Estadual Serra do Mar nesta terça-feira (3). Durante a atividade “Oca do Curumim”, os participantes farão uma trilha ecológica dentro da reserva natural que, apesar de próxima, ainda é desconhecida dos pequenos. Eles aprenderão, em campo e na prática, a importância da preservação do meio ambiente. A ação faz parte do projeto “Virando o Jogo”, desenvolvido pela Ecovias para celebrar a Semana Mundial do Meio Ambiente — de 1 a 5 de junho.
A experiência promete ser inesquecível, conforme explica o analista de sustentabilidade da Ecovias, Leandro Almeida. “Quando perguntamos se eles conhecem o Parque, as atividades que têm no local, além de toda a cultura e história que gira em torno do município onde moram, a resposta foi praticamente unânime: ‘não’. Por isso, surgiu a ideia de levar a turma e garantir que eles desfrutem desse espaço público, que também é deles”, afirma.
O passeio tem previsão para começar às 12h30, quando a equipe multidisciplinar do projeto irá buscar as crianças dentro das comunidades, com um ônibus contratado pela concessionária. Os alunos devem chegar ao Parque às 13h30, saborear um lanche e, na sequência, iniciam as atividades, monitoradas por profissionais credenciados pelo Serra do Mar. Dentre os temas abordados durante o passeio, os pequenos vão aprender sobre a preservação da Mata Atlântica, a importância de conservação da água, além das características da fauna e flora presentes no local.
“Já levamos crianças moradoras de comunidades de Diadema e São Bernardo do Campo. Mas, essa data tem um apelo diferente por ser a Semana Mundial do Meio Ambiente e porque os habitantes da própria região não conhecem essa área de reserva ambiental com natureza tão exuberante e importante para Cubatão”, enfatiza Almeida.
De acordo com o analista, a ação é parte importante do projeto que tem como objetivo oferecer, aos alunos de escolas da região, que vivem em situação de vulnerabilidade social, atividades no período oposto ao da escola. “Essas comunidades não têm áreas de lazer ou qualquer espaço adequado para recreação”, explica. “Aqui, oferecemos atividades esportivas, orientação nutricional, acompanhamento físico e psicopedagógico, trabalhamos a autoestima e procuramos oferecer novos horizontes”, lembra. “Além disso, os pequenos são multiplicadores da conscientização no trânsito, para reduzir o número de acidentes no entorno das rodovias. Eles levam as mensagens para seus pais e amigos”, finaliza.
Sobre o projeto
O Virando o Jogo é um programa de responsabilidade social da Ecovias, direcionado a crianças de 6 a 11 anos de idade, moradoras de comunidades localizadas às margens do Sistema Anchieta-Imigrantes. Durante um semestre, elas são levadas duas vezes por semana à sede da concessionária, onde praticam atividades físicas e recebem orientações sobre segurança no trânsito e outros temas. O objetivo é reduzir o número de acidentes nas rodovias, por meio da conscientização dos participantes, colaborar com a diminuição da evasão escolar e promover a inclusão social. Criado em 2008, até o final de 2013, o Virando o Jogo já tinha atendido mais de 500 crianças. A cada semestre, uma nova comunidade é atendida pelo projeto. As instruções são dadas por uma equipe multidisciplinas, formada por três educadores físicos, uma psicóloga, uma assistente social, um professor de música, uma educadora ambiental e um coordenador pedagógico. A Ecovias fornece ainda transporte, uniforme e material para realização das atividades.