Aumentar texto
Aumenta o tamanho das fontes
Neste canal você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa. Atualizado todos os dias da semana, das 7h às 22h, e aos sábados e domingos, das 7h às 18h.
Para mais informações, consulte também o "X" (antigo Twitter)e o mapa interativo do site.
Emergências: 0800 019 7878.
Assessoria de imprensa: imprensa@ecovias.com.br
Publicado em 06 de ago de 2012 às 11:37
Para orientar motoristas a dirigir em situações de densa neblina, Ecovias distribui Guia Prático nos pedágios
A maior incidência de neblina durante o mês julho provocou um recorde histórico no número de operações comboio no Sistema Anchieta-Imigrantes. Em 30 dias, foram registradas 144 operações, quase cinco vezes mais do que no mesmo período do ano passado, quando foram formados 29 comboios. O número também é quase metade das 332 operações realizadas durante todo o primeiro semestre de 2012. O aumento se deve ao maior número de dias com densa neblina – fenômeno meteorológico causado pela combinação das baixas temperaturas e o aumento da umidade relativa do ar. Em julho, as dez estações meteorológicas da concessionária registraram 12 dias com neblina abaixo dos 100 metros, condição em que a operação comboio é disparada, já em 2011, foram apenas 5 dias.
Como a neblina é um fator climático inevitável e sua incidência costuma causar receio mesmo nos motoristas mais experientes, desde junho, toda vez que a concessionária monta operação comboio, os condutores recebem nas praças de pedágio do km 31 da Via Anchieta e km 32 da Rodovia dos Imigrantes o Guia Prático para Viagens Seguras, que nessa primeira edição traz orientações sobre como dirigir em casos de baixa visibilidade. No material, são desfeitos alguns mitos, como o uso do pisca alerta e do farol alto nessas situações, que embora alguns condutores considerem medidas eficazes, só atrapalham em situações de neblina.
A ação faz parte da Campanha “Por uma Estrada Sem Acidentes” lançada em junho pela EcoRodovias, holding que controla a Ecovias, e que busca sensibilizar e orientar os motoristas para que adotem atitudes seguras nas estradas e contribuam para a redução de acidentes. Além das praças de pedágio, a cartilha está disponível para download no site www.ecorodovias.com.br/semacidentes. A campanha prevê ações práticas das concessionárias e deve se estender até 2020, alinhada com a proposta da Década Mundial de Ações de Segurança no Trânsito da ONU, que visa reduzir em 50% o número de mortes no trânsito em todo o mundo.
Medidas
Com o mesmo intuito da cartilha que está sendo distribuída nos pedágios, no final do ano passado e início desse ano, foi implantado um pacote de medidas em relação à neblina na pista norte da Imigrantes. Além da redução do limite de velocidade de 120 km/h para 100 km/h entre o Km 43 e o km 39, a concessionária intensificou sinalização educativa e implantou placas com piscante em amarelo que são acionadas sempre que a visibilidade fica abaixo dos 100 metros. Nesses casos, os motoristas são orientados a reduzir a velocidade para 40 km/h.
Comboio
A operação comboio é realizada pela Polícia Militar Rodoviária e pela Ecovias sempre a que a visibilidade em qualquer um dos pontos da serra fica inferior a 100 metros. Nessas situações, as praças de pedágio no km 31 da Anchieta e km 32 da Imigrantes são bloqueadas para o represamento do tráfego e a formação de caixas de cerca de 500 veículos, que são escoltadas pelas viaturas até um trecho onde a visibilidade esteja melhor.