Aumentar texto
Aumenta o tamanho das fontes
Neste canal você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa. Atualizado todos os dias da semana, das 7h às 22h, e aos sábados e domingos, das 7h às 18h.
Para mais informações, consulte também o "X" (antigo Twitter)e o mapa interativo do site.
Emergências: 0800 019 7878.
Assessoria de imprensa: imprensa@ecovias.com.br
Publicado em 10 de jul de 2012 às 14:10
Concessionária estuda instalação de um novo radar no trecho de serra
Quatro meses após a instalação do radar que flagra caminhões e ônibus na faixa da esquerda, a Ecovias – concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes – registrou queda de 50 % no número de acidentes em geral e uma diminuição de 90% nos acidentes envolvendo caminhões, entre o km 50 e o Km 48. De março a junho desse ano, foram 12 acidentes nesse trecho, somente um deles envolvendo caminhão. No mesmo período do ano passado, a Ecovias contabilizou 24 acidentes, nove deles com caminhões.
O radar está instalado na altura do km 48 da pista norte da rodovia dos Imigrantes, sentido São Paulo. Os estudos em busca de pontos críticos têm sido feitos por meio do Programa de Redução de Acidentes da Ecovias (PRA), que trabalha com a finalidade de analisar as causas e determinar medidas para reduzir o número de acidentes nas rodovias.
Em função dos resultados obtidos com a instalação do radar, a concessionária implantará um novo radar no km 52 da pista norte da Imigrantes. O equipamento opera por meio de laços magnéticos, que detectam comprimento e massa do veículo. O objetivo é fiscalizar e inibir o tráfego de caminhões e ônibus pela faixa da esquerda, considerado uma infração pelo Código de Trânsito Brasileiro.
As autuações serão feitas a caminhões, ônibus e outros veículos comerciais pesados flagrados trafegando pela faixa da esquerda. Vale ressaltar que esse tipo de conduta oferece riscos para a segurança dos motoristas e prejudica a fluidez do tráfego no local.
Essa ação, bem o como o Programa de Redução de Acidentes da concessionária, foram incorporadas à campanha “Por uma Estrada Sem Acidentes”, lançada em junho pela EcoRodovias, holding que controla a Ecovias. O projeto do grupo EcoRodovias visa a sensibilizar e orientar os motoristas para que adotem atitudes seguras nas estradas e contribuam para a redução de acidentes.
O projeto prevê ações práticas das concessionárias e deve se estender até 2020, alinhado com a proposta da Década Mundial de Ações de Segurança no Trânsito da ONU, que visa reduzir em 50% o número de mortes no trânsito em todo o mundo. A campanha está nos veículos de comunicação, nas redes sociais e pode ser conhecida em detalhes no site www.ecorodovias.com.br/semacidentes.