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Publicado em 12 de fev de 2012 às 17:36
Anchieta e Imigrantes apresentam pontos de congestionamento no sentido São Paulo, provocados pelo excesso de veículos e pela intensa neblina no topo de serra, o que força a redução de velocidade por parte dos motoristas.
Pela Imigrantes, o pior trecho vai do km 70 ao km 52 sentido São Paulo. O tráfego continua carregado até o fim do trecho em túneis, na altura do km 42, mas sem paradas.
Já pela Anchieta, há congestionamento do km 55 ao km 51, sentido São Paulo, e alguns pontos de lentidão até o término da serra, na altura do km 40, onde a visibilidade está bastante prejudicada pela neblina.
Pela Cônego D. Rangoni, tráfego é intenso, mas sem paradas, do km 262 ao km 270 sentido São Paulo. Pela Padre Manoel da Nóbrega, há lentidão do km 276 ao km 274, também no sentido Sâo Paulo.
A Operação comboio, implantada às 14h15 pela Anchieta e Imigrantes, permanece em razão da visibilidade inferior a 100 metros no topo de serra, provocada pela neblina. Tráfego está sendo represado na praças de pedágio, no km 31 e km 32, altura de São Bernardo do Campo, sentido litoral. Nessa operação, a cada meia hora, grupos de 500 veículos são escoltados por viaturas da Ecovias e da Polícia Militar Rodoviária até um ponto onde a visibilidade é melhor.
Em razão da baixa visibilidade, já estão posicionados, em pontos estratégicos do Sistema Anchieta-Imigrantes, tanto no sentido litoral quanto no sentido capital, paineis de mensagens variáveis móveis, que alertam os motoristas sobre as condições adversas. As mesmas mensagens também são disponibilizadas nos paineis de mensagens fixos. Viaturas da concessionária e da Polícia Militar Rodoviária também estão posicionadas em pontos de menor visibilidade, além circularem em velocidade reduzida no sentido São Paulo, contribuindo com a redução de velocidade no trecho por parte dos motoristas.
A interligação entre Anchieta e Imigrantes no planalto permanece bloqueada, também devido neblina. Caminhões e carretas devem utilizar obrigatoriamente a Anchieta no trecho de subida da serra.
O SAI opera em esquema normal 5x5, com a descida da serra sendo feita pelas pistas sul da via Anchieta e da rodovia dos Imigrantes. Para a subida, o motorista utiliza as pistas norte das duas rodovias.