Aumentar texto
Aumenta o tamanho das fontes
Neste canal você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa. Atualizado todos os dias da semana, das 7h às 22h, e aos sábados e domingos, das 7h às 18h.
Para mais informações, consulte também o "X" (antigo Twitter)e o mapa interativo do site.
Emergências: 0800 019 7878.
Assessoria de imprensa: imprensa@ecovias.com.br
Publicado em 09 de nov de 2011 às 13:57
Parceria entre Ecovias e Universidade Metodista de São Paulo, projeto Biovia começa a atender os motoristas que trafegam pelo Sistema Anchieta-Imigrantes no próximo dia 11 de novembro
Tratamento odontológico, acompanhamento de nutricionistas e até uma análise da ergonomia da cabine do caminhão. Esses são apenas alguns dos atendimentos oferecidos aos caminhoneiros que passarem pelo pátio de descanso do km 40 da Rodovia Anchieta, a partir do dia 11 de novembro, sexta-feira. Na ocasião, começa a operar o Projeto Biovia, uma parceria entre a Ecovias – concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes – e a Universidade Metodista de São Paulo.
O Biovia conta com uma estrutura completa de consultório odontológico e salas para atendimento, diagnóstico e tratamento em diversas especialidades, que serão realizados por alunos e professores da Metodista, nos cursos de biomedicina, ciências biológicas, fisioterapia, educação física, farmácia, psicologia, odontologia e nutrição. Durante a inauguração, estarão presentes 27 profissionais e estudantes, que irão realizar exames clínicos e avaliações.
Todo o tratamento será oferecido gratuitamente aos motoristas, como forma de contribuir com a melhoria das condições de trabalho e da qualidade de vida dos caminhoneiros que utilizam o Sistema Anchieta-Imigrantes diariamente, com impactos diretos na redução de acidentes.
Até dia 16 de dezembro, no encerramento do período letivo, o Biovia irá funcionar em esquema piloto, sem horários fixos. A partir de fevereiro de 2012, os atendimentos ocorrerão sempre de segunda à sexta, das 8h às 12h, das 14h às 17h e das 20h às 22h30.
Rotina de Risco
De acordo com uma pesquisa realizada pela Ecovias em maio deste ano e que ouviu 300 caminhoneiros, mais da metade destes profissionais (58%) afirma ter jornadas de trabalho que superam as 12 horas diárias. Dentre estes, um em cada dez admitiu já ter feito uso de drogas ilícitas. Quanto às horas de sono e alimentação, 31% dos caminhoneiros dormem menos que 6 horas por dia, enquanto apenas 33% realiza três refeições diárias.
“Realizamos essa pesquisa duas vezes por ano, e constatamos esses dados preocupantes sobre a rotina dos caminhoneiros há alguns anos”, informa José Carlos Cassaniga, diretor superintendente da Ecovias. “O Biovia é uma das formas de contribuirmos com a mudança desse cenário”, completa.
Inauguração do Projeto Biovia
Data: 11 de novembro, sexta-feira
Horário: das 15h às 17h
Local: Pátio de descanso do Sistema Anchieta-Imigrantes (km 40 da Rodovia Anchieta)